quarta-feira, 13 de junho de 2012

O que está acontecendo com a ponta esquerda?

Afinal, o que está acontecendo com a ponta esquerda?


Liste os 4 melhores jogadores de ataque do futebol mundial na atualidade... Ok, te dou um tempo para pensar. Pronto. Se na sua lista está Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Robben, vamos desenvolver o pensamento. O que todos estes jogadores tem em comum? 

Todos são abduzidos quando jogam por aquele setor.

Para termos a resposta desse problema precisamos voltar no tempo. Segundo nos conta a história, as primeiras formações do futebol eram simples, com 5 jogadores do meio pra trás e 5 pra frente, sem funções definidas, uma correria só. Com o passar dos anos, a tática 5-5 deu lugar para o 4-2-4, e, posteriormente, o famoso 4-3-3. Ou seja, um futebol cada vez mais retrancado. Mas tudo pode piorar, e o responsável por isso foi Mário Jorge Lobo Zagallo, que chacinou o esquema com 3 atacantes durante a Copa de 58, pois, o Velho Lobo abandonava sua função de ponta para marcar as descidas dos laterais adversários, e assim o sistema mudou para o tão utilizado 4-4-2. De qualquer forma, justiça seja feita, Zagallo foi fundamental para a conquista brasileira da sua primeira copa do mundo. Outros pontas importantes como Canhoteiro, Pepe, Edu, Joãozinho, Dirceu, Julio Cesar Uri Geller, Éder e até mesmo o fanfarrão do Denilson devem ter vontade de arrancar os olhos com o que estão fazendo com o território que os consagrou no passado.

Recentemente, Pelé criticou Neymar, que se esconde na ponta esquerda quando o jogo está difícil. Messi, mesmo com os 3 gols marcados contra o Brasil no último amistoso, ainda é muito cobrado pela torcida argentina e seu futebol só apareceu quando o técnico Alessandro Sabella deu a liberdade que o melhor jogador do mundo tem quando atua pelo Barcelona. Cristiano Ronaldo, pelo Real Madrid, joga livre, pela seleção portuguesa some na ponta. Até mesmo Robben, jogador que mais se parece com os da antiguidade, desequilibra quando joga na direita, mas quando vem para a esquerda, apenas figura em campo. 
Até mesmo Ronaldinho, eleito por 3 vezes como melhor jogador do mundo, hoje alugou um pedaço de campo na esquerda de ataque e, de lá, se limita a lançar bolas para área e nada mais.

Quando citei acima que nada é tão ruim que não possa ser piorado, tenho a tese comprovada com a "criação" do sistema 4-2-3-1, na qual o time se limita a jogar com apenas 1 atacante e outros 3 jogadores vindo de trás, sendo que nenhum deles é um ponta de ofício. 

A culpa pelo fracasso de novos ponteiros pode ser creditado em parte pela formação nas categorias de base, em parte pelos esquemas de jogo, mas, principalmente, pela personalidade de cada "craque" da atualidade em não assumir a responsabilidade de decidir a partida, jogando essa mesma responsabilidade na pobre ponta esquerda.

NR: Foram citados apenas ALGUNS ponteiros canhotos de ofício, vale destacar outros jogadores que também atuaram pela esquerda em ocasiões esporádicas: Garrincha (para muitos, tão monstro quanto Pelé), Julinho Botelho, Dorval, Edu Bala, Vaguinho (a lista é muuuuuuuito grande...)



Por Rudah Tozati, direto da ponta esquerda da cama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário