quinta-feira, 21 de junho de 2012

Foi isso ou não?

Foi isso ou não?

Empresários: "Neymar, vai lá e acaba com o jogo. Estão falando que você não está rendendo por causa de seus compromissos fora de campo, isso pode atrapalhar os negócios..."

Neymar: "Pode deixar, hoje eu acabo com a alegria deles..."

Empresários: "Ney, é o seguinte, quando acabar o jogo e os repórteres correrem até você para a entrevista, reconheça a qualidade e o esforço dos corintianos e diga que a partida foi muito dura, mas o Santos mereceu a classificação para a final. Não esqueça de destacar o espírito coletivo do Peixe, pois podem falar que você só joga para si mesmo, e isso pode atrapalhar os negócios..."

Neymar: "Fica tranquilo, vai ter gol e vai ter dança. Hoje é nóis!"

Empresários: "Ney, só mais uma coisa... (longa pausa...), em caso de desclassificação, LÓGICO que isso está fora de cogitação, mas caso aconteça um desastre, finja estar abatido, se puder chorar é ainda melhor, assim você mostra comprometimento e a torcida vai reconhecer seu esforço. Outra coisa, caso "eles" passem pra final, diga que vai torcer para o Corinthians, porque quer que um time brasileiro seja campeão, dessa forma as outras torcidas ficarão sensibilizadas com a sua "humildade", patriotismo e amadurecimento, mas principalmente porque isso é muito bom para os negócios."

http://www.lancenet.com.br/santos/Neymar-afirma-Vou-Corinthians-campeao_0_722927725.html


Rudah Tozati

quarta-feira, 13 de junho de 2012

O que está acontecendo com a ponta esquerda?

Afinal, o que está acontecendo com a ponta esquerda?


Liste os 4 melhores jogadores de ataque do futebol mundial na atualidade... Ok, te dou um tempo para pensar. Pronto. Se na sua lista está Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Robben, vamos desenvolver o pensamento. O que todos estes jogadores tem em comum? 

Todos são abduzidos quando jogam por aquele setor.

Para termos a resposta desse problema precisamos voltar no tempo. Segundo nos conta a história, as primeiras formações do futebol eram simples, com 5 jogadores do meio pra trás e 5 pra frente, sem funções definidas, uma correria só. Com o passar dos anos, a tática 5-5 deu lugar para o 4-2-4, e, posteriormente, o famoso 4-3-3. Ou seja, um futebol cada vez mais retrancado. Mas tudo pode piorar, e o responsável por isso foi Mário Jorge Lobo Zagallo, que chacinou o esquema com 3 atacantes durante a Copa de 58, pois, o Velho Lobo abandonava sua função de ponta para marcar as descidas dos laterais adversários, e assim o sistema mudou para o tão utilizado 4-4-2. De qualquer forma, justiça seja feita, Zagallo foi fundamental para a conquista brasileira da sua primeira copa do mundo. Outros pontas importantes como Canhoteiro, Pepe, Edu, Joãozinho, Dirceu, Julio Cesar Uri Geller, Éder e até mesmo o fanfarrão do Denilson devem ter vontade de arrancar os olhos com o que estão fazendo com o território que os consagrou no passado.

Recentemente, Pelé criticou Neymar, que se esconde na ponta esquerda quando o jogo está difícil. Messi, mesmo com os 3 gols marcados contra o Brasil no último amistoso, ainda é muito cobrado pela torcida argentina e seu futebol só apareceu quando o técnico Alessandro Sabella deu a liberdade que o melhor jogador do mundo tem quando atua pelo Barcelona. Cristiano Ronaldo, pelo Real Madrid, joga livre, pela seleção portuguesa some na ponta. Até mesmo Robben, jogador que mais se parece com os da antiguidade, desequilibra quando joga na direita, mas quando vem para a esquerda, apenas figura em campo. 
Até mesmo Ronaldinho, eleito por 3 vezes como melhor jogador do mundo, hoje alugou um pedaço de campo na esquerda de ataque e, de lá, se limita a lançar bolas para área e nada mais.

Quando citei acima que nada é tão ruim que não possa ser piorado, tenho a tese comprovada com a "criação" do sistema 4-2-3-1, na qual o time se limita a jogar com apenas 1 atacante e outros 3 jogadores vindo de trás, sendo que nenhum deles é um ponta de ofício. 

A culpa pelo fracasso de novos ponteiros pode ser creditado em parte pela formação nas categorias de base, em parte pelos esquemas de jogo, mas, principalmente, pela personalidade de cada "craque" da atualidade em não assumir a responsabilidade de decidir a partida, jogando essa mesma responsabilidade na pobre ponta esquerda.

NR: Foram citados apenas ALGUNS ponteiros canhotos de ofício, vale destacar outros jogadores que também atuaram pela esquerda em ocasiões esporádicas: Garrincha (para muitos, tão monstro quanto Pelé), Julinho Botelho, Dorval, Edu Bala, Vaguinho (a lista é muuuuuuuito grande...)



Por Rudah Tozati, direto da ponta esquerda da cama.

Goleada e Pancadaria

Estrela da Massa acaba com o jejum de vitórias














Jogando fora de casa, o Estrela da Massa foi em busca da primeira vitória no ano, após um período de pausa nos campos.

O adversário (e mandante) do jogo foi Grêmio Taboão. Com um time recheado de veteranos, a equipe anfitriã contava com uma grande torcida na arquibancada, mas nem isso foi suficiente para brecar o ataque do Estrela, que foi a campo com: Rafael Pulga, goleiro (1° tempo). A defesa com Lêla (LD), Celso Pires Jú (Zag), Serginho (Zag) e Thiago Camilo de Oliveira Mamera (LE). O meio foi de Carlos Eduardo Tostines(Vol), Felipe Drumond Tupã (Vol), Fabio Nunes (Mca) e Alan Carvalho (Mcai). Na frente, Tchu-tchu Eto'o (Ata) e Rafael Baga Fenômeno(Cen) . Na segunda etapa: Marcel, Zóio, Fernandinho Belô, Bruno Juquinha, Fubá e Mauro Inácio de Testa Jr.foram pro jogo. O clássico de Bernô marcou também a estreia do técnico Rudah Tozati, responsável por posicionar o time do Pombal de modo a sufocar o adversário, que não aguentou a pressão dos craques do Conjunto Residencial Rudge Ramos. 

O jogo

A partida começou equilibrada e o bom toque do Grêmio Taboão forçava o Estrela a correr de forma equivocada. Após os ajustes na marcação, o time do Pombal entrou no jogo e abriu o placar com Tchu-tchu Eto'o, 1 a 0, logo aos 15 da primeira etapa.
A defesa seguia bem postada, com Lêla e Thiago Mamêra fazendo a cobertura necessária. Celso e Serginho ganhavam todas as disputas com o ataque adversário. O meio tocava a bola, tentando escapar da boa marcação do time do Taboão. 
Em uma escapada pela esquerda, na raça, Rafael Baga Fenômeno ganhou a disputa com o zagueiro e ampliou com toque por cobertura no goleiro, um golaço! Digno de placa no campo do Taboão. Com 2 a 0 no placar, o Estrela seguia atacando e perdendo oportunidades. Quando o cronômetro já marcava 45 da primeira etapa, o volante Carlos Eduardo Tostines recebeu uma cotovelada do atacante do Taboão, em uma disputa de bola no meio de campo. O árbitro fez que não viu e no revide do meio-campista, a confusão foi generalizada. Porrada pra todo lado. O árbitro, caseiro, expulsou os 2 e encerrou o primeiro tempo.

O técnico Rudah promoveu algumas mudanças e, logo no início da segunda etapa, Tchu-tchu Eto'o ampliou. 3 a 0. Após marcar o seu segundo gol no jogo, o atacante ainda prometera mais 2 gols para o treinador.
As entradas de Fernando Belô, Marcel e Rafael Pulga deram cadência e cansaram o time mandante.
O time do Pombal seguia tocando a bola e impondo seu ritmo. O 4° e o 5° gol foram questão de tempo, e promessa feita é promessa cumprida, Tchu-tchu Eto'o, ele mesmo por duas vezes, fechou o caixão da equipe da casa, dando números finais à partida. Antes do árbitro encerrar o jogo, Mauro Inácio de Testa Jr. foi expulso juntamente com o volante do Taboão, após um empurra-empurra no meio de campo.

Agora, a equipe do Estrela da Massa se prepara para mais um desafio que será confirmado após sorteio, a ser realizado nesta semana.
É o Estrela da Massa no projeto "Tóquio 2022"!






Por Rudah Tozati, direto do Centro Esportivo do Taboão, São Bernardo do Campo-SP


Da série: Craques da Terra, Craques Anônimos